19/06/2023.
Foi lançado pela CETESB, na semana do Meio Ambiente, o Guia de Produção & Consumo Sustentável – Tendências e Oportunidades, produzido pela divisão de Coordenação Setorial, do departamento de Desenvolvimento Estratégico e Institucional.
Elaborado pela Câmara Ambiental da Indústria Têxtil, a atual publicação objetiva conscientizar o setor quanto às oportunidades existentes nos processos produtivos que adotam tecnologias mais limpas.
O diretor-presidente da CETESB, Thomaz Toledo, agradeceu a dedicação dos envolvidos na produção do Guia, que foi feito a quatro mãos, uma vez que envolveu os setores têxtil e de confecções, consumidores e o poder público.
“A CETESB oferece a estrutura para que as Câmaras Ambientais possam agir. Aproveito para destacar o trabalho de José Ferreira Assis, secretário executivo da Câmara Têxtil, que é a referência técnica para estruturar o trabalho da CETESB nesta instância.”
O Guia é uma recomendação para a agenda de sustentabilidade da Companhia. “Queremos desenvolver ferramentas para mostrar à população o que fazemos com os investimentos público e privado, dando transparência aos resultados alcançados. Para tanto, vamos estruturar uma área de dados e uma de sustentabilidade, além de estimular a comunicação, para que essas informações cheguem à população.” Frisou o Presidente.
O presidente da Câmara Têxtil, Luiz Arthur Pacheco de Castro, demonstrou satisfação com o resultado alcançado. “Tivemos a dedicação de muitas pessoas para que o Guia fosse viabilizado. Ele representa o posicionamento de vanguarda do nosso setor.”
A gerente da divisão de Coordenação Setorial – PDC, Vivian Marrani, explicou que o novo Guia segue a linha de difusão de casos de sucesso na implantação de melhores procedimentos. “Ele foca a promoção do desenvolvimento econômico sustentável e a economia circular, além de incentivar a adesão aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e as práticas da Agenda ESG. A intenção é trabalharmos com as responsabilidades compartilhadas entre os setores têxtil e de confecções, consumidores e o poder público.”
Divulgação
A publicação virtual será disponibilizada nos sites da CETESB, Sinditec – Sindicato das Indústrias de Tecelagem, Fiação, Linhas, Tinturaria, Estamparia e Beneficiamento de Fios e Tecidos de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste e Sumaré; Sinditêxtil – Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem o Estado de São Paulo; e ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, assim que for aprovada pela diretoria colegiada da Câmara.
O Guia PCS Têxtil aborda: Perfil da cadeia têxtil e de confecção; Da produção mais limpa à Produção e consumo sustentáveis; Tendências e oportunidades em produção e consumo sustentáveis; e Agenda 2030 – o compromisso com os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Jorge Gouveia, Chefe de Gabinete e gerente do departamento de Desenvolvimento Estratégico e Institucional, ecoou em sua fala a alegria dos envolvidos pela produção do Guia. “Fechamos uma importante publicação para CETESB, Câmara Ambiental da Indústria Têxtil e principalmente para população do Estado.
Fonte: Site CETESB; Notícias; Equipe SALEGS; Texto: Cristina Olivette; CETESB https://cetesb.sp.gov.br/blog/2023/06/13/camara-ambiental-da-industria-textil-lanca-guia-de-producao-consumo-sustentavel/; Industria Textil; Confecções;
salegis@salegis.com.br | (11) 4013-4842 | (11) 9-7418-8536